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terça-feira, 22 de outubro de 2013

"Afagar a terra, conhecer os desejos da terra..."

    

      Hoje saímos da sala pra sentir a cor do vento, ouvir o cheiro do sol, sentir o gosto do ar, a textura do céu. E lá estava o professor João Batista, estudioso das pequenas e grandes coisas do chão. Ele estava cuidando da terra, para melhor sustento das plantas.
     


___ Mas a terra já não vem pronta? Alguém teve a ideia de perguntar. 

E o professor explicou:

 "Ensinar exige convicção de que mudanças são possíveis"       P. Freire
  
__ Se não descompactarmos a terra, ela não consegue abraçar a raiz.  Olhem devagar, sintam a textura da terra, dura e seca, apesar de tanta chuva que tem caído. Sabem por quê? 


     A gente ainda não sabia.




__ Porque o grilo, a cigarra, a minhoca não moram mais aqui. Nenhum bichinho escava cavernas ou come restos de folhas para fabricar o húmus que fortalece a planta e sustenta a vida. Daí, a terra fica assim, só servindo pra gente pisar em cima.  Desse jeito, quando cai a chuva, em vez de trazer bonança,  vem arrastando pau, pedra, lixo. ... Assoreia os rios, derruba pontes, abre crateras. E no lugar de trazer vida, traz enchente, alaga ruas, destrói casas e provoca destruição. A natureza é sábia, não fosse a ação humana, devastando tudo, o ir e vir das flores e bichos aconteceria naturalmente. Agora, antes de plantar, precisamos dar uma mãozinha à terra.


Nossos olhos estavam grandes assim, compreendendo o tamanho do mundo. Então, antes de transplantar as primeiras mudas, que há alguns dias semeamos, resolvemos fazer uma dança em homenagem à terra. Num minuto a ciranda se desfez e se refez, e já éramos então uns curumins tapuios, de mãos dadas, dançando o “Uarirê”, saudando terra e sol.
  
Depois pedimos licença pra mãe terra, arrancamos parte da raiz da mandioca e seguimos em direção à cozinha para transformá-la em alimento e compartilhar o gosto do que foi ensinado e aprendido.
( relato de atividade - professora Elizete e alunos do 1º e 2º ano)

          
                                                          

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