A 2ª Roda de Leitura da Casa Verde encerrou os trabalhos letivos de 2011 com o tema "cinema e sustentabilidade'. Foram dois dias de intensa programação envolvendo crianças e famílias, num roteiro de educação, história, cultura, meio ambiente e cidadania.
OFICINAS
Cinema, letramento e sustentalidade - numa conversa informal com pais, professores e convidados, Renato Cunha/DF falou sobre a educação da sensibilidade pelas lentes do cinema. Na mesma noite, durante a Mostra de curtas À vida, fora exibido o seu documentário 'O terceiro Baile'.
RENATO CUNHA graduou-se em Letras e em Cinema pela Universidade de Brasília, onde também cursou mestrado em Literatura. Roteirizou e dirigiu os curtas-metragens O terceiro baile (2002), Faça o bem sem olhar a quem! (2003),
O reinado nosso de cada ano (2005) e Bibliofagia (2008). Atualmente prepara seu primeiro longa-metragem, Os ratos, baseado no romance homônimo de Dyonelio Machado. É autor dos livros As formigas e o fel (Annablume, 2006) e Cinematizações (Círculo de Brasília, 2007) e coautor e organizador de O cinema e seus outros (LGE, 2009). Assina as colunas Beleleu, na revista Verbo21, e Olhar de Ouvido, no site Gafieiras.
O reinado nosso de cada ano (2005) e Bibliofagia (2008). Atualmente prepara seu primeiro longa-metragem, Os ratos, baseado no romance homônimo de Dyonelio Machado. É autor dos livros As formigas e o fel (Annablume, 2006) e Cinematizações (Círculo de Brasília, 2007) e coautor e organizador de O cinema e seus outros (LGE, 2009). Assina as colunas Beleleu, na revista Verbo21, e Olhar de Ouvido, no site Gafieiras.
'AniMadeira' - num encontro divertido com o cineasta Ricardo de Podestá/GO, as crianças descobriram alguns segredos da animação utilizando apenas criatividade, papel picado e palito de picolé.
Ricardo também participou da mostra de curtas 'Pijama com Pipoca', com a exibição do seu TamanduÁbandeira, premiado no XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental/FICA e no Festival de Cinema e Animação de Garibaldi (RS).
'Desenho animado' - os cineastas Thiago Veiga e Luis Botosso também vieram prestigiar a mostra de curtas. Trouxeram os imperdíveis 'Bartô" e 'Mocó Jack' e ofereceram uma oficina de desenho animado para as crianças. Antes da exibição dos filmes, ficou combinado assim: 'na hora de rir, é pra rir muuuito'. Não houve quem descumprisse o combinado.
Luana convidou os amigos Tiago Veiga e Luis Botosso |
'Papel bananeira' - ao mostrar as várias etapas de fabricação do papel, a Professora Edna Alves ensinou que é preciso enxaguar muitas vezes a fibra da bananeira. Por isso, convém fazê-lo nos dias em que se lava roupa, reaproveitando-se a água da máquina. E reaproveitá-la ainda outra vez, no assear as calçadas da casa.
Oficina "Papel bananeira', com Edna Alves e Eduardo Lima |
Além de ensinar receitas de doçura e economia, a educadora Edna Alves é uma das responsáveis pela Escola Letras de Alfenim, na Cidade de Goiás/Go.
... coisas que você pode acrescentar ao papel:
folhas secas, flores, sementes, cheiros, asas de borboleta
e outros achados.
mãe e filha em oficina de papel |
Entre lições de somar e dividir, da banana, faz-se o doce;
das folhas, cobertura para os canteiros da horta e motivo para estar junto;
do tronco, faz-se papel e poesia.
aula de permacultura... |
e matemática - grupo de 6 anos |
'O olhar e a percepção visual'
Cidinha Torres é diretora da 'Canopus Escola de Fotografia/GO' e há 20 anos vem ensinando a fotógrafos profissionais a arte de saber o instante. Em sua oficina na Casa Verde, resolveu deixar um pouco de lado o equipamento e falar sobre o olhar e a composição fotográfica: criatividade, luz e a percepção visual do objeto e do ambiente. "Para caminhar sobre a delicada ponte que leva aos olhos do outro,
todo silêncio é pouco..."
Roseana Murray em: Manual da Delicadeza
Oficina 'O olhar e a percepção visual, com Cidinha Torres |
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
'O Olhar de João' - delicados registros da natureza captados pela sensibilidade de João Caetano/Go. A exposição reuniu fotos que lembram animais selvagens, movimentos, corpos e expressões humanas.
Além de encantar com suas imagens, João é também pessoa de não se perder. Foi o que descobrimos ao passar uma tarde em sua companhia na Casa Verde, quando da abertura da exposição e lançamento da cartilha 'Cerrado, conhecer para preservar'.
Projeto sociobiodiversidade Kayapó |
JOÃO CAETANO é um ambientalista e fotógrafo autodidata. Com o seu Projeto Alerta, chamou a atenção de meio mundo. Há sete anos suas fotos são usadas em campanhas da Fundação SOS Mata Atlântica. Em 2000 e 2001 João recebeu o prêmio 'Leão de Ouro' do festival mundial de publicidade em Cannes, na França. No Clio Awards, em Nova York, foram sete as estatuetas de ouro arrebatadas pelos ‘olhares de João’.
luz, câmera, interação...
Mostra de curtas 'Pijama com pipoca'
Depois de um dia inteiro pintando e bordando, as crianças se preparam para dormir na escola, perto dos amigos, na esperada 'noite do pijama'. Foi bonito vê-los sentados no chão da varanda, os olhos grandes assim, diante da tela de cinema.
Foi quando ORGULHOSAMENTE apresentamos...
TamanduÁbandeira, de Ricardo de Podestá (GO, 2011, 8 min) Troféu José Petrillo no XIII FICA (Cidade de Goiás/GO e Prêmio Qualidade Técnica no Festival de Cinema e Animação de Garibaldi (RS)
Bartô, de Luiz Botosso e Thiago Veiga (GO, 2006, 7 min) Troféu João Bênnio no VIII FICA (Cidade de Goiás/GO) e Menção Honrosa no III Cine Fest Ambiental de Pacoti (CE)
MocóJack, de Luiz Botosso e Thiago Veiga (GO, 2007, 11 min) Melhor Curta, Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora na VI Mostra ABD Cine Goiás (Cidade de Goiás/GO) e Melhor Curta Infanto-Juvenil no 3º Festival de Cinema de Triunfo (PE)
Mais tarde, para gente grande, fora exibida a mostra Curtas À Vida, com a presença dos animadores, diretores e produtores Ricardo de Podestá, Luiz Botosso, Thiago Veiga, Uliana Duarte, Fabiana Assis e Renato Cunha que trocaram experiências e alguns abraços, numa roda de conversa ao final.
Olhar de João, de Mariley Carneiro (GO, 2010, 20 min) Melhor Direção no 33º Festival Guarnicê de Cinema (São Luís/MA)
Teia do cerrado, de Uliana Duarte e Fabiana Assis (GO, 2010, 15 min) Troféu João Bênnio no XIII FICA (Cidade de Goiás/GO)
O terceiro baile, de Juana Roberto, Mariana Furumoto e Renato Cunha (DF, 2002, 17 min) Melhor filme do Júri Oficial e do Júri Popular na 2ª Mostra UnB (DF), Menção Honrosa no 1º Santa Maria Vídeo e Cinema (RS) e Menção Honrosa no 26º Festival Guarnicê de Cinema (São Luís/MA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário