Páginas


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Jogos Dramáticos

Segundo Olga Reverbel, em seu livro "Um caminho do Teatro na Escola",  os jogos dramáticos podem ser uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento das capacidades expressivas das crianças.



No jogo dramático , além da diversão,  as crianças podem liberar seus sentimentos mais profundos, suas fantasias e suas observações pessoais de forma espontânea, através da voz e do movimento.




Os jogos dramáticos formam, ao mesmo tempo, o senso crítico, o senso social e o caráter da criança. Isso porque, durante o jogo,  a criança tem que obedecer a regras nas quais é fundamental a aceitação de todos os colegas envolvidos no jogo, além do trabalho de cooperação entre o grupo.


Mas o que são jogos dramáticos?

São improvisações a partir de temas dados, onde a criança exerce a imaginação e a criação artística. É a expressão em sua forma mais essencial, é a criança em sua fala, sua atuação, sua imaginação e sua exteriorização.
É o momento da criança pensar, comprovar, relaxar, trabalhar, lembrar, ousar, experimentar, criar e absorver.
O objetivo é o prazer da brincadeira. Quando o prazer acaba, acaba o jogo. 

Sugestões de Jogos Dramáticos

- Representação de personagens, individualmente, em duplas, trios, grupos;
- Representação de animais e suas ações (ex: um gato bebendo leite);
- Representações que envolve mais animais (ex: fuga, luta, caça);
- Representação em grandes grupos (ex: o cortejo de um homem condenado à forca; pessoas numa sala de espera de consultório odontológico...).


Nenhum comentário:

Postar um comentário