Em cada região do planeta há características particulares que devem ser bem estudadas, quando se pretende aproveitar eficientemente os recursos naturais.
Nas aulas de Educação Ambiental procuramos demonstrar, de forma simples, diferentes maneiras de aproveitarmos ao máximo os recursos disponíveis no ambiente da Escola.
agora, é só esperar o serviço do sol... |
"Existem cinco elementos:
o ar, a terra,
a água, o fogo
e a pessoa amada"
(Murilo Mendes)
Durante alguns meses no ano, as chuvas são escassas na região Centro Oeste de nosso país. Por isso, um recurso abundante é o sol.
Através da construção de uma 'desidratadora solar de frutas', as crianças aprenderam sobre o aproveitamento de recursos naturais, o potencial energético do sol, a conservação dos alimentos e os diferentes fatores que interferem na temperatura do ambiente.
Nossa principal pergunta foi: A banana desidratada demorará mais tempo para estragar do que a banana fresca? Porque uma fruta sem água, que é o elemento carregado de vida, demoraria mais tempo para estragar do que a mesma fruta cheia de água?
É uma boa reflexão para as próximas aulas... adiamos um pouco a resposta para observarmos os resultados e tirarmos conclusões significativas e seguras.
A pergunta inicial não foi respondida, mas isso não significa que já nesta aula não tivemos aprendizados valiosos. Além de fabricar a própria merenda, as crianças também aprenderam certos cuidados com a higiene, a alimentação e a utilização da faca no preparo da banana...
Descobrir a posição e local adequado para se instalar a desidratadora também exigiu atenção especial. O local deveria receber sol em abundância, porque vem dele a energia necessária ao funcionamento do equipamento; e também deveria ser distante do solo, para que nossas bananas não fossem atacadas pelas galinhas e cadelas da escola.
Para completar, a desidratadora ainda deveria ser posicionada na inclinação certa, para favorecer a circulação de ar.
Ufa! Quanta descoberta!
Grupo de 5 e 6 anos - 'Vai uma bananinha aí?' |
E para não desperdiçar nadinha, nem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre aproveitamento energético, descobrimos que as cascas da banana deveriam retornar ao solo, através da compostagem, completando o infinito ciclo de morte e renascimento da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário