Páginas


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Oficina de Adobe e Bioconstrução - O Estudo da "Casa Habitação"


A construção de um galpão para guardar ferramentas, feito com adobe (tijolo de terra crua), foi uma das atividades realizadas na Semana do Meio Ambiente da Escola Casa Verde.
Como parte do tema central: "Ecologia - O Estudo da Casa", esta atividade de bioconstrução objetivou o estudo de nossa casa/habitação.

Confira no vídeo como foi este aprendizado.


sábado, 2 de junho de 2012

3ª Roda de Leitura e Meio Ambiente


Esta terceira Roda de Leitura foca as relações entre nós e o mundo, vistas de modo amplo a partir do corpo e da casa até abarcar o ambiente inteiro. O formato inclui oficinas, exposições, exibições de vídeos e atividades variadas para crianças e adultos. 

Programação:


Aqui em casa, palestra com o naturólogo, terapeuta corporal e educador ambiental Régis Scaggiante

















Falando sob os fundamentos da ecologia profunda, professor Régis abriu a Roda propondo a leitura da nossa casa-corpo, morada, cidade, planeta, universo.

OFICINAS

Nas oficinas são propostas formas de ver, pensar e agir de modo global e universal, compreendendo a humanidade e todas as coisas que existem como mais um fio na teia da vida. 


Cuidado com o corpo

Oficina Suco da Luz do Sol e grãos germinados
Experimentação das vantagens e delícias de uma alimentação viva, com Marcela Flueti, Maria Vasconcelos, Poliana Rodrigues e  Régis Scaggiante, 



"Brancas, azuis, amarelas e pretas
brincam na luz as belas Borboletas
borboletas brancas
são alegres e francas

borboletas azuis
gostam muito de luz"

Cecília Meireles


brotos e germinados para o suco de luz
no mais, é colher o que foi plantado...
e provar do que foi colhido.



Cuidado com a casa

Oficina de Adobe e bioconstrução

Numa manhã iluminada de sol os arquitetos Juliano Souza e Luana Lousa conversam com as crianças sobre diferentes maneiras de se construir casas e cidades, reduzindo-se o impacto ambiental, social e cultural das edificações.


Juliano é arquiteto, urbanista e pai de Sádala


Misturando terra, peneirando, molhando e amassando o barro, as crianças reforçam a importância do pensar e do fazer coletivo.




"Todos juntos somos fortes...



somos flecha, somos arco...







todos nós no mesmo 'barro', não há nada a temer."




Sorridentes e sujos de barro,
 meninos e meninas descobrem que é possível planejar casas sem agredir o meio ambiente.

E que as bioconstruções são 20% mais baratas que as comuns porque aproveitam ao máximo os recursos disponíveis.




E o melhor de tudo, descobrem que trabalhar juntos, 
em regime de mutirão, também pode ser muito divertido.

O adobe produzido será utilizado 
na construção do galpão de ferramentas da escola.


Cuidado com o planeta

Oficina de Compostagem, com os educadores Eduardo Alves, João Batista e Régis Scaggiante



"De uma coisa sabemos. A terra não pertence, ao homem: é o homem que  pertence à terra. Todas as coisas estão interligadas...
Tudo quanto agride a terra, agride os filhos da terra."





Oficina Ora-Bolas
No intuido de associar o pequeno, a parte (nós), ao maior, ao todo ( o universo) os bailarinos e arte educadores Erica Bearlz e Rodrigo Cruz ministraram a oficina Ora-Bolas.


Nesta atividade, a bola suiça foi utilizada como metáfora do Planeta Terra que, desde sempre e para sempre, segue o curso do seu desenvolvimento buscando o equilíbrio, em sua constante instabilidade.

  


Seguinto o mesmo curso de desenvolvimento, nós, corpos humanos, quando sobre a bola, buscamos, dentro do equilíbrio instável, formas de nos equilibrar dinamicamente, aproveitando cada impulso desequilibrante para a retomada de um novo equilíbrio que se tornará novo impulso...


É a consciência da auto-sustentabilidade, na qual 'eu', no meu corpo, sou o primeiro responsável pelo ambiente no qual estou inserido, sendo capaz de criar e recriar meios de desenvolvimento, a partir do que tal ambiente me oferece e permite.








Vivenciando, observando e compreendendo meus movimentos e comportamentos sobre a bola, compreendo melhor o comportamento da própria bola, adequando-me a sua natureza e agindo de maneira a aproveitar tudo que ela me oferece de maneira sensível e sensata.




MOSTRAS


Circuito Tela Verde

Numa parceria com o Ministério do Meio Ambiente, a Mostra de curtas Circuito  Tela Verde objetiva divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias.

Crianças da escola municipal Senador Albino Gonçalves Boaventura



Aqui no Quintal - roda de conversa com o professor, ambientalista e Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Intervenção Urbana do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson Guimarães.




Mostra Descuidos Urbanos

Com a Mostra Descuidos Urbanos, o educador João Batista de Lima e a psicanalista Rosângela Schittini propõem um novo olhar sobre as relações atuais de consumo, em vez da visão dominante do poder de dilapidar o patrimônio natural e empobrecer a vida humana.



oficina de plantio e sustentabilidade - grupo de 3 a 9 anos


mural de sucata, por Lívia Magalhães


Pássaros de todas as cores
e assovios
que João sabe de cor
conhecendo também
traduzido
o nome de cada espécie
suas maneiras
um dito que se lhes atribua
João é sujeito integrado
El


www.couve.com



terça-feira, 15 de maio de 2012

Projeto Compostagem na Escola


Primeiro dia. Professora Elizete e alunos festejam a entrega dos baldinhos
Após muitas reflexões sobre como seria feita a coleta e processamento dos resíduos orgânicos na escola, iniciamos nosso projeto de compostagem da forma mais simples, como deve ser todo processo de aprendizagem.
Partimos de uma necessidade: dar destino adequado ao lixo orgânico e aumentar a quantidade de solo fértil para plantio na Casa Verde.

Acrescentamos nossas vontades:
. aproveitar de maneira inteligente os recursos que possuímos;
. agir de maneira ecológica;
. envolver toda a comunidade escolar (pais, alunos, educadores e funcionários);


Assim, após o trabalho de limpeza e retirada de rótulos antigos pelas crianças, entregamos baldinhos de 3,6L às famílias na quarta-feira, recebendo-os de volta, cheios, na sexta. Em cada semana uma turma é responsável por colocar os resíduos recolhidos na compostagem e limpar os baldinhos, deixando-os prontos para a próxima quarta feira. Esse trabalho é feito na aula de Educação Ambiental que acontece toda sexta-feira na Escola Casa Verde.

Limpeza dos baldinhos - reaproveitados e retirada do antigo rótulo

E mãos à horta...
Com essa ação almejamos grandes resultados como:

- maior abundância de composto orgânico para utilização como fertilizante na horta.
- redução de lixo em aterros e, conseqüentemente, aumento de sua vida útil;
- redução da contaminação ambiental causada pela destinação inadequada que é feita pelos serviços
públicos de coleta e destinação de resíduos;
- diminuição de gastos públicos com transporte e destinação final dos resíduos;
- esclarecimento da população quanto às possibilidades de solução para o problema do
lixo em centros urbanos;
- conscientização das crianças e formação de cidadãos aptos a lidar com problemas que até hoje
nossa sociedade se mostra incapaz de resolver.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Desidratação solar de frutas

Em cada região do planeta há características particulares que devem ser bem estudadas, quando se pretende aproveitar eficientemente os recursos naturais.
Nas aulas de Educação Ambiental procuramos demonstrar, de forma simples, diferentes maneiras de aproveitarmos ao máximo os recursos disponíveis no ambiente da Escola.

agora, é só esperar o serviço do sol...


         

        "Existem cinco elementos: 
o ar, a terra, 
a água, o fogo 
e a pessoa amada"
(Murilo Mendes)







 Durante alguns meses no ano, as chuvas são escassas na região Centro Oeste de nosso país. Por isso, um recurso abundante é o sol.

Através da construção de uma 'desidratadora solar de frutas', as crianças aprenderam sobre o aproveitamento de recursos naturais, o potencial energético do sol, a conservação dos alimentos e os diferentes fatores que interferem na temperatura do ambiente.

Nossa principal pergunta foi: A banana desidratada demorará mais tempo para estragar do que a banana fresca? Porque uma fruta sem água, que é o elemento carregado de vida, demoraria mais tempo para estragar do que a mesma fruta cheia de água?
É uma boa reflexão para as próximas aulas... adiamos um pouco a resposta para observarmos os resultados e tirarmos conclusões significativas e seguras.
     

A pergunta inicial não foi respondida, mas isso não significa que já nesta aula não tivemos aprendizados valiosos. Além de fabricar a própria merenda, as crianças também aprenderam certos cuidados com a higiene, a alimentação e a utilização da faca no preparo da banana...

Descobrir a posição e local adequado para se instalar a desidratadora também exigiu atenção especial. O local deveria receber sol em abundância, porque vem dele a energia necessária ao funcionamento do equipamento; e também deveria ser distante do solo, para que nossas bananas não fossem atacadas pelas galinhas e cadelas da escola. 

Para completar, a desidratadora ainda  deveria ser posicionada na inclinação certa, para favorecer a circulação de ar. 
Ufa! Quanta descoberta!

Grupo de 5 e 6 anos - 'Vai uma bananinha aí?'

E para não desperdiçar nadinha, nem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre aproveitamento energético, descobrimos que as cascas da banana deveriam retornar ao solo, através da compostagem, completando o infinito ciclo de morte e renascimento da vida.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Compostagem escolar - solução ecológica para o lixo orgânico

O lixo na grande maioria das cidades brasileiras é um grande problema. O destino da maior parte do lixo urbano são aterros sanitários que estão cada dia mais lotados e, apesar de certo controle, continuam sendo altamente contaminantes para o ar, rios, lençóis freáticos e solo. 

compostagem na escola - grupo de 4 a 6 anos

A compostagem aeróbica é uma forma de processamento de resíduos orgânicos na qual o resultado é um excelente adubo para fertilização do solo e crescimento das plantas.

O processo da forma como é feito na escola (com a presença de oxigênio) é completamente isento de odores desagradáveis, vetores e bactérias patogênicas.

utilização do composto orgânico pronto
resultado do processo de compostagem

Por enquanto o material precessado na escola é produzido na própria escola e parte dele fornecido pelo restaurante Manjericão (www.vegetarianomanjericao.com.br).

Apróxima ação do projeto será coletar resíduos orgânicos das residências dos envolvidos com a escola (pais, amigos e funcionários). A destinação adequada destes resíduos contruibuirá para reduzir a contaminação em aterros, diminur os gastos públicos com transporte e destinação final do lixo urbano, produção de composto orgânico de excelente qualidade e conscientização ecológica da comunidade escolar através do envolvimento em atividades benéficas para a sociedade como um todo.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Dia produtivo na horta

Quanta atividade...
Quanto trabalho...
Quantas descobertas...

resgate do sapo...

destinação adequada dos resíduos
alimentação dos animais

semeadura de hortaliças

colheita...
preparação de canteiros

colheita e degustação

irrigação

E os familiares agradecem... levam pra casa alimentos orgânicos e
saudáveis, produzidos pelas próprias crianças.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Formulando soluções para problemas encontrados nas próprias atividades

Identificar problemas e tratar de resolvê-los de forma eficiente é algo importante para a vida de todos.

Em nossas aulas aproveitamos todas as dificuldades que surgem, durante a execução das tarefas, para aprender um puco mais. Uma limitação de ferramentas ou de força, por exemplo, pode ser resolvida pensando-se altenativas que exijam menos mão de obra e força dos participantes, adaptando os recursos que existam no local.
foi o que vivenciamos no dia em que precisávamos mover uma caixa d'água de um local para o outro na horta. As crianças não tinham força suficiente... se carregassem a caixa sozinhas poderiam se machucar. Utilizando a criatividadee alguns canos roliços, então conseguiram, com a força que tinham, transportar a caixa com segurança.


Entretanto sabemos... mais importante que transportar a caixa com segurança foi o exercício de pensar e solucionar um problema encontrado na execução de uma atividade da horta.