Páginas


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Desidratação solar de frutas

Em cada região do planeta há características particulares que devem ser bem estudadas, quando se pretende aproveitar eficientemente os recursos naturais.
Nas aulas de Educação Ambiental procuramos demonstrar, de forma simples, diferentes maneiras de aproveitarmos ao máximo os recursos disponíveis no ambiente da Escola.

agora, é só esperar o serviço do sol...


         

        "Existem cinco elementos: 
o ar, a terra, 
a água, o fogo 
e a pessoa amada"
(Murilo Mendes)







 Durante alguns meses no ano, as chuvas são escassas na região Centro Oeste de nosso país. Por isso, um recurso abundante é o sol.

Através da construção de uma 'desidratadora solar de frutas', as crianças aprenderam sobre o aproveitamento de recursos naturais, o potencial energético do sol, a conservação dos alimentos e os diferentes fatores que interferem na temperatura do ambiente.

Nossa principal pergunta foi: A banana desidratada demorará mais tempo para estragar do que a banana fresca? Porque uma fruta sem água, que é o elemento carregado de vida, demoraria mais tempo para estragar do que a mesma fruta cheia de água?
É uma boa reflexão para as próximas aulas... adiamos um pouco a resposta para observarmos os resultados e tirarmos conclusões significativas e seguras.
     

A pergunta inicial não foi respondida, mas isso não significa que já nesta aula não tivemos aprendizados valiosos. Além de fabricar a própria merenda, as crianças também aprenderam certos cuidados com a higiene, a alimentação e a utilização da faca no preparo da banana...

Descobrir a posição e local adequado para se instalar a desidratadora também exigiu atenção especial. O local deveria receber sol em abundância, porque vem dele a energia necessária ao funcionamento do equipamento; e também deveria ser distante do solo, para que nossas bananas não fossem atacadas pelas galinhas e cadelas da escola. 

Para completar, a desidratadora ainda  deveria ser posicionada na inclinação certa, para favorecer a circulação de ar. 
Ufa! Quanta descoberta!

Grupo de 5 e 6 anos - 'Vai uma bananinha aí?'

E para não desperdiçar nadinha, nem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre aproveitamento energético, descobrimos que as cascas da banana deveriam retornar ao solo, através da compostagem, completando o infinito ciclo de morte e renascimento da vida.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Compostagem escolar - solução ecológica para o lixo orgânico

O lixo na grande maioria das cidades brasileiras é um grande problema. O destino da maior parte do lixo urbano são aterros sanitários que estão cada dia mais lotados e, apesar de certo controle, continuam sendo altamente contaminantes para o ar, rios, lençóis freáticos e solo. 

compostagem na escola - grupo de 4 a 6 anos

A compostagem aeróbica é uma forma de processamento de resíduos orgânicos na qual o resultado é um excelente adubo para fertilização do solo e crescimento das plantas.

O processo da forma como é feito na escola (com a presença de oxigênio) é completamente isento de odores desagradáveis, vetores e bactérias patogênicas.

utilização do composto orgânico pronto
resultado do processo de compostagem

Por enquanto o material precessado na escola é produzido na própria escola e parte dele fornecido pelo restaurante Manjericão (www.vegetarianomanjericao.com.br).

Apróxima ação do projeto será coletar resíduos orgânicos das residências dos envolvidos com a escola (pais, amigos e funcionários). A destinação adequada destes resíduos contruibuirá para reduzir a contaminação em aterros, diminur os gastos públicos com transporte e destinação final do lixo urbano, produção de composto orgânico de excelente qualidade e conscientização ecológica da comunidade escolar através do envolvimento em atividades benéficas para a sociedade como um todo.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Dia produtivo na horta

Quanta atividade...
Quanto trabalho...
Quantas descobertas...

resgate do sapo...

destinação adequada dos resíduos
alimentação dos animais

semeadura de hortaliças

colheita...
preparação de canteiros

colheita e degustação

irrigação

E os familiares agradecem... levam pra casa alimentos orgânicos e
saudáveis, produzidos pelas próprias crianças.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Formulando soluções para problemas encontrados nas próprias atividades

Identificar problemas e tratar de resolvê-los de forma eficiente é algo importante para a vida de todos.

Em nossas aulas aproveitamos todas as dificuldades que surgem, durante a execução das tarefas, para aprender um puco mais. Uma limitação de ferramentas ou de força, por exemplo, pode ser resolvida pensando-se altenativas que exijam menos mão de obra e força dos participantes, adaptando os recursos que existam no local.
foi o que vivenciamos no dia em que precisávamos mover uma caixa d'água de um local para o outro na horta. As crianças não tinham força suficiente... se carregassem a caixa sozinhas poderiam se machucar. Utilizando a criatividadee alguns canos roliços, então conseguiram, com a força que tinham, transportar a caixa com segurança.


Entretanto sabemos... mais importante que transportar a caixa com segurança foi o exercício de pensar e solucionar um problema encontrado na execução de uma atividade da horta.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

EXPRESSÃO CORPORAL E RÍTMICA

 Em todas as fases do desenvolvimento da criança observa-se a importância do corpo como forma de expressar emoções.


Através das atividades de Comunicação e Expressão Corporal e Rítmica - que envolvem exercícios e dinâmicas relacionados à dança, teatro e música - a criança evolui quanto ao seu domínio corporal e rítmico.

poesia em movimento, com Rodrigo Cruz

antes de o ser humano falar, ele dançou...



... descobre novos espaços, formas e planos, tomando consciência de si e do grupo.















DINÂMICAS CORPORAIS COM A BOLA

Através da bola, é possível trabalhar-se a reorganização corporal. Por ser uma superfície instável, esse brinquedo exige que o corpo busque, constantemente, o seu centro de equilíbrio. Nessa busca, a criança experimenta as potencialidades do corpo e exercita a coordenação motora.

 
equilíbrio, coordenação, domínio motor, ludicidade..

















corpo e espaço, com Erica Bianco

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Segurança e uso correto das ferramentas

Para se preparar uma horta é necessário o uso de ferramentas que, se utilizadas de forma inadequada, podem causar algum dano. Por isso, uma das principais atividades das aulas de permacultura é a orientação sobre a forma adequada de utilização das ferramentas.

compostagem de manga - crianças de 8 a 10 anos

Ao utilizar diferentes ferramentas, sob orientação adequada, a criança tem a oportunidade de desenvolver o senso de perigo e, com o passar do tempo, a responsabilidade com relação a muitas situações que envolvem risco em suas vidas.


Mesmo o registro audiovisual das atividades é feito pelas crianças. O manuseio do equipamento de fotografia ou filmagems, além de estimular-lhes o senso estético, também favorece o desenvolvimento noções de cuidado e responsabilidade.

Observa-se na prática dois aspectos muito importantes neste processo: a instrução adequada quanto aos cuidados que devem ser tomados com cada uma das ferramentas; e o criterioso acompanhamento do manuseio por parte dos responsáveis (professores, pais, etc.)

Segunda Roda de Leitura - cinema e sustentabilidade

A 2ª Roda de Leitura da Casa Verde encerrou os trabalhos letivos de 2011 com o tema "cinema e sustentabilidade'. Foram dois dias de intensa programação envolvendo crianças e famílias, num roteiro de educação, história, cultura, meio ambiente e cidadania.


OFICINAS


Cinema, letramento e sustentalidade - numa conversa informal com pais, professores e convidados, Renato Cunha/DF falou sobre a educação da sensibilidade pelas lentes do cinema. Na mesma noite, durante a Mostra de curtas À vida, fora exibido o seu documentário 'O terceiro Baile'.
 
RENATO CUNHA graduou-se em Letras e em Cinema pela Universidade de Brasília, onde também cursou mestrado em Literatura. Roteirizou e dirigiu os curtas-metragens O terceiro baile (2002), Faça o bem sem olhar a quem! (2003),  
O reinado nosso de cada ano (2005) e Bibliofagia (2008). Atualmente prepara seu primeiro longa-metragem, Os ratos, baseado no romance homônimo de Dyonelio Machado. É autor dos livros As formigas e o fel (Annablume, 2006) e Cinematizações (Círculo de Brasília, 2007) e coautor e organizador de O cinema e seus outros (LGE, 2009). Assina as colunas Beleleu, na revista Verbo21, e Olhar de Ouvido, no site Gafieiras.  




'AniMadeira' -  num encontro divertido com o cineasta Ricardo de Podestá/GO, as crianças descobriram alguns segredos da animação utilizando apenas criatividade,  papel picado e palito de picolé. 





Ricardo também participou da mostra de curtas 'Pijama com Pipoca',  com a exibição do seu TamanduÁbandeira, premiado no XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental/FICA e no Festival de Cinema e Animação de Garibaldi (RS). 




'Desenho animado' - os cineastas Thiago Veiga e Luis Botosso também vieram prestigiar a mostra de curtas. Trouxeram os imperdíveis 'Bartô" e 'Mocó Jack' e ofereceram uma oficina de desenho animado para as crianças. Antes da exibição dos filmes, ficou combinado assim: 'na hora de rir, é pra rir muuuito'. Não houve quem descumprisse o combinado.


Luana convidou os amigos Tiago Veiga e Luis Botosso


'Papel bananeira' - ao mostrar as várias etapas de fabricação do papel, a Professora Edna Alves ensinou que é preciso enxaguar muitas vezes a fibra da bananeira. Por isso, convém fazê-lo nos dias em que se lava roupa, reaproveitando-se a água da máquina. E reaproveitá-la ainda outra vez, no assear as calçadas da casa.

Oficina "Papel bananeira', com Edna Alves e Eduardo Lima


Além de ensinar receitas de doçura e economia, a educadora Edna Alves é uma das responsáveis pela Escola Letras de Alfenim, na Cidade de Goiás/Go.



... coisas que você pode acrescentar ao papel:
folhas secas, flores, sementes, cheiros, asas de borboleta
e outros achados.


mãe e filha em oficina de papel


Entre lições de somar e dividir, da banana, faz-se o doce;
das folhas, cobertura para os canteiros da horta e motivo para estar junto;
do tronco,  faz-se papel e poesia.



aula de permacultura...


e matemática - grupo de 6 anos
'O olhar e a percepção visual'
Cidinha Torres é diretora da 'Canopus Escola de Fotografia/GO' e há 20 anos vem ensinando a fotógrafos profissionais a arte de saber o instante. Em sua oficina na Casa Verde, resolveu deixar um pouco de lado o equipamento e falar sobre o olhar e a composição fotográfica: criatividade, luz e a percepção visual do objeto e do ambiente.




"Para caminhar sobre a delicada ponte que leva aos olhos do outro,
todo silêncio é pouco..."
Roseana Murray em: Manual da Delicadeza


Oficina 'O olhar e a percepção visual, com Cidinha Torres

EXPOSIÇÃO  FOTOGRÁFICA 

'O Olhar de João' - delicados registros da natureza captados pela sensibilidade de João Caetano/Go. A exposição reuniu fotos que lembram animais selvagens, movimentos, corpos e expressões humanas. 


Além de encantar com suas imagens, João é também pessoa de não se perder. Foi o que descobrimos ao passar uma tarde em sua companhia na Casa Verde, quando da abertura da exposição e lançamento da cartilha 'Cerrado, conhecer para preservar'.







Projeto sociobiodiversidade Kayapó

JOÃO CAETANO é um ambientalista e fotógrafo autodidata. Com o seu Projeto Alerta, chamou a atenção de meio mundo. Há sete anos suas fotos são usadas em campanhas da Fundação SOS Mata Atlântica. Em 2000 e 2001 João recebeu o prêmio 'Leão de Ouro' do festival mundial de publicidade em Cannes, na França. No Clio Awards, em Nova York, foram sete as estatuetas de ouro arrebatadas pelos ‘olhares de João’.



luz, câmera, interação...


Mostra de curtas 'Pijama com pipoca'
Depois de um dia inteiro pintando e bordando, as crianças se preparam para dormir na escola, perto dos amigos, na esperada 'noite do pijama'. Foi bonito vê-los sentados no chão da varanda, os olhos grandes assim, diante da tela de cinema.

Foi quando ORGULHOSAMENTE apresentamos...

TamanduÁbandeira, de Ricardo de Podestá (GO, 2011, 8 min) Troféu José Petrillo no XIII FICA (Cidade de Goiás/GO e Prêmio Qualidade Técnica no Festival de Cinema e Animação de Garibaldi (RS)


Bartô, de Luiz Botosso e Thiago Veiga (GO, 2006, 7 min) Troféu João Bênnio no VIII  FICA (Cidade de Goiás/GO) e Menção Honrosa no III Cine Fest Ambiental de Pacoti (CE)

MocóJack, de Luiz Botosso e Thiago Veiga (GO, 2007, 11 min) Melhor Curta, Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora na VI Mostra ABD Cine Goiás (Cidade de Goiás/GO) e Melhor Curta Infanto-Juvenil no 3º Festival de Cinema de Triunfo (PE)



Mais tarde, para gente grande, fora exibida a mostra Curtas À Vida, com a presença dos animadores, diretores e produtores Ricardo de Podestá, Luiz Botosso, Thiago Veiga, Uliana Duarte, Fabiana Assis e Renato Cunha que trocaram experiências e alguns abraços, numa roda de conversa ao final.



Mostra Curtas À VIDA


Olhar de João, de Mariley Carneiro (GO, 2010, 20 min) Melhor Direção no 33º Festival Guarnicê de Cinema (São Luís/MA)

Teia do cerrado, de Uliana Duarte e Fabiana Assis (GO, 2010, 15 min) Troféu João Bênnio no XIII FICA (Cidade de Goiás/GO)

O terceiro baile, de Juana Roberto, Mariana Furumoto e Renato Cunha (DF, 2002, 17 min) Melhor filme do Júri Oficial e do Júri Popular na 2ª Mostra UnB (DF), Menção Honrosa no 1º Santa Maria Vídeo e Cinema (RS) e Menção Honrosa no 26º Festival Guarnicê de Cinema (São Luís/MA)